Clitoroplastia Redutora
Cirurgia de redução do clitóris de tamanho aumentado, tanto em projeção (excessivamente longo) quanto em largura (glande larga).
Clitoroplastia Redutora
Nesta cirurgia, resseca-se parte do corpo cavernoso do clitóris e realiza-se uma pexia (fixação) associada. Então, o clitóris é reduzido e fixado no osso do pube, evitando recidivas. A sensibilidade e o prazer sexual são preservados, uma vez que o feixe neurovascular do clitóris é separado e preservado no início da cirurgia.
Muitas vezes, a ninfoplastia ou plástica dos pequenos lábios, com tratamento do excesso de capuz do clitóris é associada, bem como o enxerto de gordura nos grandes lábios, melhorando a proporcionalidade da região, já que os grandes lábios normalmente ficam atróficos e flácidos.
Indicações da Clitoroplastia Redutora
Mulheres que apresentaram um crescimento excessivo do clitóris, em geral após o uso de hormônios, como testosterona, oxandrolona, gestrinona. O que motiva a cirurgia pode ser:
A aparência do clitóris aumentado, que se assemelha ao aspecto de um pequeno pênis, gerando constrangimento para algumas mulheres
Aumento da sensibilidade clitorideana no atrito com roupas justas ou atividades, uma vez que o aumento do tamanho do clitóris torna este atrito mais frequente
Limitação no uso de roupas ou biquínis, porque o clitóris aumentado fica muito aparente
Benefícios da Clitoroplastia redutora
Esta cirurgia é um procedimento que oferece benefícios estéticos e funcionais. Redução da hipersensibilidade por fricção do clitóris aumentado nas roupas ou durante atividade física. Aumento da autoestima, por devolver a feminilidade da região íntima. A satisfação com a aparência da região íntima pode se refletir em um aumento da confiança nas relações pessoais e sexuais, melhorando a qualidade de vida e o relacionamento interpessoal. Preservação da sensibilidade e do prazer sexual.
O que esperar em relação ao resultado da Clitoroplastia Redutora?
Os resultados da Clitoroplastia Redutora começam a ser percebidos imediatamente após a cirurgia. Entretanto, é uma região que pode inchar de forma significativa. Então, com cerca de 10 dias este inchaço reduz, o que é compatível com a sensação de conforto em relação ao pós operatório. Com 3 meses o resultado estará muito próximo do aspecto final, que é atingido entre 6 meses a um ano.
A paciente pode esperar redução no tamanho e projeção do clitóris, bem como melhora de toda a estética íntima.
Como mencionado acima, a sensibilidade e o prazer sexual são preservados. O que pode acontecer é a paciente ter de redescobrir a melhor maneira/posição de preferência durante a relação sexual, uma vez que a posição das estruturas passa por alterações.
Quer saber mais sobre este procedimento? Agende sua consulta e descubra como a clitoroplastia redutora pode transformar sua vida!
Qual o tipo de Anestesia?
Anestesia raquidiana + sedação
Cuidados pós operatórios
Como é o pós-operatório?
O pós-operatório da clitoroplastia redutora é relativamente tranquilo, mas requer cuidados específicos para garantir uma recuperação adequada:
Repouso: manter repouso relativo por 4 dias a uma semana.
Higiene: lavar a região com água e a espuma íntima fornecida no seu kit cirúrgico a cada ida ao banheiro e secar com secador de cabelo ou toalha específica para a região. Evitar secar com papel na primeira semana.
Gelo: aplicação de gelo durante boa parte do dia, nos primeiros 4 dias consiste em um dos principais cuidados, que evitará o inchaço e facilitará sua recuperação.
Roupas adequadas: evitar roupas excessivamente justas ou apertadas que possam machucar a região recém-operada.
Atividades rotineiras podem ser retomadas em cerca de 7 dias, atividades físicas de membros superiores com duas semanas, inferiores em 30 dias, e relações sexuais em 45 dias.