PRÓTESE DE MAMA
Consiste no aumento das mamas por meio da colocação de implantes mamários de silicone, que podem ou não ser associados a lipoenxertia (enxerto de gordura). Melhora não somente o tamanho, bem como a forma e a aparência das mamas.
Prótese de Mama
Consiste no aumento das mamas por meio da colocação de implantes mamários de silicone, que podem ou não ser associados a lipoenxertia (enxerto de gordura). Melhora não somente o tamanho, bem como a forma e a aparência das mamas.
Planos possíveis para a colocação da prótese de mama:
- Subglandular – Abaixo da glândula mamária.
- Subfascial – Acima do músculo, debaixo da fáscia do músculo, um tecido fibroso que o recobre.
- Submuscular – Abaixo do músculo peitoral maior. Através deste plano e suas variações é que fazemos a Prótese de Recuperação Rápida (ou Recuperação em 24 horas ou R24R)
A indicação por um plano ou outro depende das características de cada paciente, espessura do tecido mamário no polo superior da mama e preferências da(o) cirurgiã/cirurgião. Durante a consulta, indicarei o plano mais adequado para posicionamento da sua prótese. Na grande maioria dos casos, utilizamos a Prótese de Recuperação Rápida. Em alguns casos específicos, o plano subfascial.
Qual o volume de prótese ideal para você?
O tamanho da prótese ideal dependerá do tamanho da base da sua mama, se há ou não algum nível de flacidez, e do seu desejo em relação ao resultado. Combinando estes fatores, vamos, juntas, escolher o implante ideal para o seu caso. Vale ressaltar que a impressão que o implante gera é totalmente dependente do tamanho do tórax e das características de tórax de cada paciente. Assim a escolha é muito individual, não sendo possível tomar como base o volume que alguma amiga tem, por exemplo, porque o mesmo volume dela, em você, pode dar outra impressão.
Qual a cicatriz para colocação da prótese de mama?
A respeito das vias de acesso (cortes/incisões na pele), existem as seguintes opções:
Via Sulco Mamário
Esta é a mais recomendada, não só por questões estéticas, mas também de segurança (evitar contaminação). A incisão é realizada na dobra natural abaixo da mama, deixando a cicatriz mais escondida. Além disso, por não entrar em contato com a glândula mamária (potencialmente contaminada) reduzimos o risco de contratura capsular.
Via Periareolar
A incisão é feita na borda da aréola, permitindo um acesso direto ao tecido mamário. A cicatriz costuma ser discreta devido à transição natural entre a cor da pele e a aréola. O inconveniente é que passa através da glândula mamária, potencialmente contaminada.
Via Axilar
A prótese é inserida por uma pequena incisão na axila, preservando as mamas sem cicatrizes visíveis na região. Um ponto negativo seria a hiperpigmentação ou qualquer alteração na qualidade da cicatriz que, quando acontece, acaba ficando mais aparente do que no sulco.
A escolha da via de acesso é compartilhada entre cirurgiã e paciente, de acordo com as especificidades de cada caso.
Indicação
A inclusão de próteses mamárias está indicada para aumentar o volume das mamas, naturalmente pequenas, ou que perderam volume após a amamentação, que não possuem flacidez significativa. Assimetrias mamárias podem ser minimizadas através deste procedimento.
Duração da Cirurgia
Duas a três horas.
Tempo de internação
Em geral, a paciente recebe alta no mesmo dia da cirurgia, a menos que a cirurgia se inicie de tarde, neste caso pode ser necessário ficar internada até o dia seguinte.
Cuidados pós Operatório
- Retorno ao trabalho e atividades da vida diária que não necessitem de esforço físico: em 24 h.
- Movimentação: na técnica rápida, você pode e deve movimentar os braços, fazer movimentos como levar até o alto, arrumar o cabelo. Na técnica subfascial, você deve ficar com os braços próximos do corpo por duas semanas, ir a 30-45 graus na terceira semana, e elevar até 90 graus com um mês.
- Dirigir: na técnica rápida, teoricamente em 24 h mas, como se trata de uma cirurgia para se ter um resultado a longo prazo, prefiro maior cautela e evitar imprevistos, então recomendo uma a suas semanas. Na técnica subfascial, 3 semanas a um mês
- Atividade física: 3 semanas para caminhadas longas, elíptico, bicicleta de academia sem apoiar os braços, exercícios de perna sem peso ou pouco peso. Para exercícios de braço com carga ou corrida: 3 meses.
- Sutiã: modelador de pós operatório por 3 meses, sendo 2 meses com o sutiã recomendado pela nossa equipe, e no último mês pode utilizar algum top de alta sustentação se desejar.